REPARAÇÃO:
O seu equipamento não está a funcionar correctamente? Deixe o assunto e as preocupações por nossa conta e trataremos de todo o processo para o envio do seu equipamento para reparação no fabricante.
Os prazos de reparação são extremamente curtos, especialmente para os equipamentos mais simples, como multímetros, pinças amperimétricas ou osciloscópios.
A AresAgante é o Centro de Serviço Técnico Exclusivo da Fluke em Portugal, englobando as marcas FLUKE, FLUKE NETWORKS, AMPROBE, COMARK, POMONA ELECTRONICS, FLUKE BIOMEDICAL, METERMAN, BEHA, HART SCIENTIFIC, RELIABLE POWER METERS (RPM), LEM, WAVETEK-DATRON, ROBIN e/ou PHILIPS T&M. Todos os equipamentos são recolhidos na AresAgante e enviados para reparação e/ou calibração nos laboratórios da Fluke na Holanda, Alemanha, Reino Unido, ou Estados Unidos (dependendo do equipamento). Todos os laboratórios da Fluke estão equipados com os equipamentos necessários, standards, procedimentos e pessoal para assegurar a manutenção da alta performance dos produtos Fluke e das marcas pertencentes ao grupo.
Em todas as outras marcas que representamos/distribuímos, como a KERN, a SAUTER, a DELMHORST, a TECNOSOFT, a WIRELESS VALUE (WISENSYS), a TEKTRONIX e a KEITHLEY, também asseguramos a assistência técnica, dentro e fora da garantia. Todas as intervenções são efectuadas pelos respectivos fabricantes, assegurando desta forma o melhor tratamento para os seus equipamentos.
É também possível encomendar fusíveis e outras peças para o seu equipamento.
CALIBRAÇÕES:
Acredita nas medições do seu equipamento de teste e medida? A sua instrumentação de teste e medida é o “coração” da sua empresa. Controla a qualidade dos seus produtos e/ou dos seus serviços e, em última análise, é responsável pelo sucesso e rentabilidade do seu negócio.
Porquê calibrar equipamento de teste e medida?
Leva os seus equipamentos de ensaios eléctricos muito a sério. Compra marcas de topo e espera que sejam precisos. Sabe que muitos técnicos enviam os seus equipamentos digitais para calibração num laboratório de metrologia e não sabe porquê. Afinal, é tudo electrónica e não existe movimento que provoque desequilíbrios.
O que fazem os técnicos de calibração? Mudam as baterias?
Estas preocupações são legítimas, especialmente porque não poderá utilizar o seu equipamento enquanto ele estiver fora para calibração. Mas, vamos ter em conta outras preocupações. Por exemplo, e se um qualquer evento tiver tornado o seu equipamento menos preciso, ou mesmo inseguro?
E se estiver a trabalhar com tolerâncias apertadas e a medição precisa é chave para um funcionamento correcto de sistemas dispendiosos, sistemas críticos, como na saúde ou alimentação, por exemplo, ou sistemas de segurança? E se estiver a estudar tendências de dados para fins de manutenção e os dois equipamentos utilizados para a mesma medida estão em desacordo substancial?
O que é a calibração?
É frequente fazer-se uma comparação entre dois medidores e dizer-se que estão "calibrados" se os dois mostrarem a mesma leitura. Isto não é calibração. É apenas uma verificação.
Pode mostrar se existe um problema, mas não pode mostrar qual dos medidores está correcto. Se os dois equipamentos estiverem fora de especificações na mesma ordem de grandezas e na mesma direcção, esta informação não lhe serve para nada. Nem lhe vai mostrar nenhuma tendência. Não saberá se o seu equipamento está ou não fora de especificações. Para uma calibração efectiva, o padrão de calibração tem que ser mais preciso do que o equipamento em teste.
Calibração, na sua definição mais pura, é a comparação de um equipamento com um padrão conhecido. Uma calibração adequada implica a utilização de um padrão com rastreabilidade ao National Institute of Standards and Technology (NIST), ou seja, que tenha documentação comprovativa da comparação correcta com uma cadeia de padrões ligados até ao padrão primário (master) mantido pelo NIST. Em todos os países existe uma entidade acreditadora, que garante o reconhecimento internacional dos laboratórios locais pela rede internacional de laboratórios acreditados, bem como pelas várias entidades acreditadoras. De acordo com este reconhecimento mútuo, uma calibração efectuada por qualquer laboratório acreditado é reconhecida pelas entidades acreditadoras nos restantes países. Normalmente, estas entidades disponibilizam na internet toda a informação relativa aos laboratórios acreditados no respectivo país, incluindo o âmbito da acreditação. Em Portugal, a entidade acreditadora é o IPAC. No caso dos nossos equipamentos, os laboratórios mais utilizados têm acreditação alemã (DAkkS - ex-DKD), do Reino Unido (UKAS), holandesa (RVA) e italiana (Accredia).
Na prática, a calibração deverá incluir correcção/ajuste. Em condições normais, quando um cliente envia um equipamento para calibração, autoriza a intervenção necessária para que o equipamento volte a estar dentro de especificações, se estiver "fora de tolerância/especificações” ou, mesmo que esteja dentro de especificações, que seja previsível que no prazo da validade da calibração o equipamento saia de especificações devido à deriva normal esperada nesse período.
Qualquer calibração efectuada pelas nossas marcas inclui sempre os ajustes necessários e uma completa verificação de segurança eléctrica, tal como a actualização de software e/ou firmware para as versões mais recentes. No final da calibração, o cliente recebe um relatório com os valores da calibração, que demonstram que o equipamento está dentro de especificações. Nos casos em que os equipamentos necessitam de ajuste, as calibrações acreditadas incluem dois certificados, um com os dados antes dos ajustes ("As Found") e outro com os dados após os ajustes ("As Left").
Nota de aplicação sobre calibração disponível para download gratuito na área de Centros de Solução. Clique aqui.
A AresAgante, Lda., como centro de serviço técnico exclusivo em Portugal, trata de todo o processo relativo à calibração do seu equipamento. Todos os equipamentos são assistidos nos laboratórios acreditados do fabricante, mantendo o seu equipamento em perfeitas condições.